Henrique Ramos
CEO

Henrique Ramos, natural de Lisboa, formou-se em Geografia e Planeamento Regional na FCSH da UNL, desde sempre demonstrou vocação e paixão pelos assuntos do Mar, tanto no seu percurso académico como profissional. Depois de ter passado pelo IPIMAR de Lisboa, pela MacAlister, Elliot e Parteners na zona NAFO, pelo IMAR nos Açores e pela Universidade dos Açores, enveredou pelo empreendedorismo e criou a seaExpert em 2003. Desde então tem desenvolvido múltiplas atividades como CEO da empresa, debruçando-se particularmente sobre a área dos Observadores Científicos de Pesca, aquacultura e comercialização de pescado.

A formação profissional permite-lhe ter uma perspetiva integrada da Sociedade e do meio da pesca em particular, gerindo assim, esta equipa pluridisciplinar com sucesso e motivação.

Artur Oliveira
Diretor Comercial

Artur Oliveira, natural de Guimarães, licenciou-se em Engenharia Biotecnológica no IPB - Instituto Politécnico de Bragança e realizou o mestrado em Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas Aromáticas e Medicinais na UM - Universidade do Minho. A tese de mestrado teve como base a compilação de uma biblioteca de DNA barcodes de macroalgas vermelhas e castanhas reportadas em Portugal e estudo dos seus perfis fitoquímicos, tendo sido iniciada no seio do Dep. de Biologia da Universidade dos Açores, a partir de onde foram recolhidas amostras vivas e dados para a realização da tese.

Atualmente desempenha a função de director comercial e coordenador dos projetos relacionados com a apanha e comercialização de algas na seaExpert.

Leonardo Mata
Consultor Departamento Algas

Leonardo Mata, natural de Póvoa de Varzim, licenciado em Biologia Marinha e Pescas, com mestrado em Aquacultura e doutoramento em Biotecnologia Marinha, tem um extenso percurso de investigação em aquacultura de macroalgas, produção de algas e produtos derivados e em biotecnologia marinha e ambiental. O seu interesse esteve sempre ligado à investigação aplicada, com ênfase em produção de biomassa de macroalgas (marinhas e de água doce) para a comercialização de diferentes produtos para várias indústrias (biofiltração de águas residuais, alimentação humana e de animais, cosmética, farmacêutica e bioenergia).

Leonardo tem 29 artigos científicos publicados em revistas internacionais que contam com cerca de 500 citações. Atualmente desempenha a função de consultor do departamento de algas na empresa seaExpert.

Teresa Cerqueira
Investigadora

Teresa Cerqueira, natural do Porto, formou-se em Bioquímica na faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em 2006.
Iniciou-se como investigadora no instituto ITQB em Lisboa, onde também trabalhou como consultora na Accenture Technology Solutions.
Em 2010, começou a desenvolver investigação na área da biologia molecular no DOP da Universidade dos Açores.
Em 2013 cooperou com o centro NorStuct da Universidade de Tromsø, na Noruega. Em 2018 concluiu o doutoramento em Ciências do Mar, especialidades em Biologia Marinha, na UA com a defesa da tese "Microbial ecology in Azores deep-seafloor hydrothermal enviroments".

Atualmente, é investigadora em contexto empresarial no projeto pós-doc "Valorização biotecnológica das macroalgas dos Açores com interesse comercial" na seaExpert, em parceria com o Centro OKEANOS, O MARE IP-Leiria e o CCMAR em Faro.

Ana Hipólito
Investigadora

Ana Paiva Hipólito, natural de Salvaterra de Magos, licenciada em Geologia e Recursos Naturais pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores.
O seu domínio de especialização prende-se com a investigação em geologia insular de arquipélagos oceânicos de natureza vulcânica, com especial ênfase para a neotectónica. Neste âmbito tem participado em diversos trabalhos e projetos que englobam as mais diversas temáticas incluíndo a dinâmica costeira.

É autora e co-autora de 18 artigos científicos publicados em revistas internacionais, contando com cerca de 440 citações. Presentemente, integra o Projeto UCRA - Uso de calhau rolado nos Açores, caracterização, diagnóstico e plano de gestão - na empresa seaExpert.

Luis Roque
Mestre da Rainha da Calheta

Luis Roque, natural de Lisboa, formou-se em Pintura pelo AR.CO em 1994 e frequentou o curso de Operador Marítimo-Turístico na Universidade dos Açores, onde mora desde 1998. Ilustrador e artista plástico, no entanto é como marítimo que tem construído um longo currículo ligado ao mar como promotor de embarcações artesanais, mergulhador profissional e como pescador, tanto na área do “Big-Game” como na pesca comercial.

É atualmente mestre da embarcação de pesca Rainha da Calheta na cidade da Horta.

Alexandra Sousa
Administrativa

Alexandra Sousa, natural da Horta, licenciou-se em Gerontologia e realizou o mestrado em Gestão de Organizações de Empresas no IPB - Instituto Politécnico de Bragança.

Atualmente encontra-se a desempenhar funções na área de administração e secretariado na seaExpert.

Nelson Escobar
Designer/Gestor de Marketing

Nelson Escobar, natural da Horta, licenciou-se em Publicidade e Relações Públicas no IPV - Instituto Politécnico de Viseu. Estagiou na agência de publicidade Legendary People + Ideas, na cidade do Porto, onde trabalhou como copywriter.

Atualmente desempenha funções nas áreas de Marketing e Design na empresa seaExpert.