Aquacultura

Projeto: “Cracas”

Data início: 2011

Data conclusão: 2013

Parceiros: IMAR/DOP-UAç; Gabinete do Subsecretário Regional das Pescas ​ ​

Descrição: Projeto comparticipado pela SRAM através do Gabinete do Subsecretário Regional das Pescas, ao abrigo da portaria nº 47/2010, tem por objetivos principais: implementar uma pequena unidade experimental, em terra, que permita o desenvolvimento de um protocolo preliminar de cultivo larvar e pré-engorda de M. azoricus; testar e avaliar a viabilidade técnica e económica de determinados materiais como substrato de fixação, bem como o seu efeito no assentamento e colheita de M. azoricus; estudar, através de um sistema experimental, colocado na vizinhança de uma população selvagem, a variação inter-anual do recrutamento natural de M. azoricus; caracterizar geneticamente diversas agregações de M.azoricus existentes em torno da ilha do Faial, de forma a entender a sua estrutura populacional.

 

Projeto: “MEGATEC – Desenvolvimento tecnológico e análise de locais para o cultivo de Megabalanus azoricus

Data início: 2011

Data conclusão: 2013

Parceiros: Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores

Descrição: Este Projeto é a continuação do PEPCA I, onde se pretende testar novas tecnologias de produção offshore de cracas (Megabalanus azoricus), com destaque para as estruturas de produção, substratos de fixação e tecnologias de colheita assim como encontrar os melhores locais para instalar uma unidade de produção futura.

 

Projeto: “Development of the commercial potential of the sea urchins Sphaerechinus granularis and Paracentrotus lividus species”

Data início: Agosto de 2009

Data conclusão: Abril de 2011

Parceiros: Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores; Gourmet marine Ltd; Instituto Canarino de Ciências Marinhas; Direção Regional da Ciência Tecnologia e Comunicações dos Açores

Descrição: Projeto comparticipado ao abrigo do programa PRICE, visa aferir, através de diversos processos de amostragem, qual o potencial exploratório dos stocks naturais de 2 espécies de equinóides existentes nos Açores e de que forma é que se pode explorar o recursos de forma sustentável, integrada e respeitadora das principais diretivas comunitárias para exploração de recursos marinhos.

 

Projeto: “Avaliação do potencial comercial de duas espécies de Ouriços-do-Mar, Sphaerechinus granularis e Paracentrotus lividus, na ilha do Faial – Açores”

Data início: Agosto de 2008

Data conclusão: Julho de 2009

Parceiros: Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores; Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade dos Açores

Descrição: Projeto comparticipado ao abrigo do programa Empreende Jovem, integrou um técnico superior para estudar a viabilidade técnica e económica da exploração de duas espécies de Ouriços-do-Mar existentes nos Açores através da avaliação das suas populações (localização espacial, densidades por classes de tamanho, acessibilidade); da determinação da qualidade das gónadas (IGS, cor, granulosidade, textura e firmeza); da análise dos principais mercados para as espécies em estudo e da definição de métodos de aquacultura/pesca que promovam a valorização e gestão do produto final de uma forma sustentável.

 

Projeto: “Projeto Experimental de Produção de Cracas em Aquacultura – I”

Data início: Janeiro de 2008

Data conclusão: Outubro de 2009

Parceiros: Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores; Direção Regional das Pescas dos Açores; Universidade de Los Lagos, Chile

Descrição: Este Projeto representou o arranque da aquacultura nos Açores, com o estudo da viabilidade técnica e económica da exploração de M. azoricus através da concepção, construção e consequente monitorização de uma Estrutura Artificial de Fixação e, a nível biológico, da verificação da influência dos conspecíficos na fixação e desenvolvimento de M. azoricus assim como a influência da textura da superfície de assentamento na fixação de larvas.

 

Projeto: “Aquacultura nos Açores – Uma análise económica e biológica da viabilidade de produção pesqueira em Aquacultura nos Açores”

Data início: Janeiro de 2007

Data conclusão: Junho de 2007

Parceiros: Direção Regional de Apoio à Coesão Económica dos Açores

Descrição: Projeto comparticipado ao abrigo do programa Empreende Jovem, teve como objetivos principais a identificação de espécies nativas com potencial de produção aquícola, quais as respetivas técnicas/sistemas de produção passíveis de se adaptarem à realidade Açoriana e caracterizar o mercado europeu destes produtos e de que forma é que os produtos açorianos podem ser competitivos dentro deste.