Algas para a Biotecnologia

Asparagopsis armata

Alga vermelha de média dimensão, abundante nas águas açorianas. É amplamente utilizada na indústria cosmética, nomeadamente como agente anti-caspa e anti-acne.

Época de maior abundância: Março a Maio

Asparagopsis taxiformis

Alga vermelha de média dimensão, extremamente abundante nas águas dos Açores. Possui um perfil químico com boas potencialidades para aplicação na indústria de saúde animal e humana.

Época de maior abundância: Março a Maio

Cystoseira abies-marina

Alga castanha de média dimensão, abundante em todo o arquipélago dos Açores. Tradicionalmente usada como fertilizante, tem atraído interesse para o desenvolvimento de medicamentos anti-inflamatórios e produtos de desenvolvimento muscular.

Época de maior abundância: Março a Junho

Cystoseira humilis

Alga castanha de média dimensão, presente em todo o arquipélago açoriano. As suas propriedades químicas singulares têm suscitado interesse nas indústrias farmacêutica, alimentar e da cosmética.

Época de maior abundância: Março a Junho

Halopteris scoparia

Alga castanha de média dimensão, frequente na zona submersa do mar dos Açores. É uma alga de extrema importância para a indústria cosmética, sendo muito utilizada em produtos de tratamento de pele.

Época de maior abundância: Outubro a Março e Junho a Julho

Pterocladiella capillacea

Alga vermelha de média dimensão, abundante nos Açores. É uma das espécies mais exploradas do arquipélago para a produção de ágar destinado às indústrias alimentar e de biotecnologia.

Época de maior abundância: Junho a Setembro

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Sargassum vulgare

Alga castanha de média dimensão, com presença em todo o arquipélago dos Açores. Muito utilizada na indústria agrícola para produção de fertilizantes, bem como na indústria da cosmética para produção de agentes condicionantes da pele.

Época de maior abundância: Abril a Agosto

Zonaria tournefortii

Alga castanha de média dimensão, com forte presença nas ilhas dos Açores. De acordo com estudos recentes, possui um enorme potencial para ser explorado nas indústrias da biotecnologia, cosmética e farmacêutica.

Época de maior abundância: Junho a Agosto