A seaExpert é uma empresa de consultoria na área das pescas que tem como base do seu trabalho a experiência dos seus elementos e colaboradores directos. Com formação científica de base, considera-se que a experiência profissional de cada um dos seus membros permite ter um conhecimento profundo, real e objetivo do complexo meio da pesca, quer a nível técnico e administrativo, quer a nível legal e científico.

Sedeada na ilha do Faial, Açores, a seaExpert é constituída por um grupo de profissionais cujas habilitações nas áreas da Biologia Marinha e Pescas garantem experiência de base científica em diversas matérias relacionadas com o espaço haliêutico. Como exemplo destas temos: o desenvolvimento e a consultoria em projetos de aquacultura em contexto insular; a monitorização de actividades da pesca; o estudo de novas pescarias; os Sistemas de Informação Geográfica; os embarques em cruzeiros científicos; o Recrutamento, a formação e o embarque de Observadores de pesca; a recolha de dados, a análise estatística; a avaliação de stocks e o apoio à decisão; a comercialização de produtos do Mar de alto valor; os estudos acerca do impacto ambiental; a avaliação do desempenho de projetos estruturais, entre outras.

Henrique Ramos
CEO

Henrique Ramos, natural de Lisboa, formou-se em Geografia e Planeamento Regional na FCSH da UNL, desde sempre demonstrou vocação e paixão pelos assuntos do Mar, tanto no seu percurso académico como profissional. Depois de ter passado pelo IPIMAR de Lisboa, pela MacAlister, Elliot e Parteners na zona NAFO, pelo IMAR nos Açores e pela Universidade dos Açores, enveredou pelo empreendedorismo e criou a seaExpert em 2003. Desde então tem desenvolvido múltiplas atividades como CEO da empresa, debruçando-se particularmente sobre a área dos Observadores Científicos de Pesca, aquacultura e comercialização de pescado.

A formação profissional permite-lhe ter uma perspetiva integrada da Sociedade e do meio da pesca em particular, gerindo assim, esta equipa pluridisciplinar com sucesso e motivação.

Artur Oliveira
Comercial de Algas

Artur Oliveira, natural de Guimarães, licenciou-se em Engenharia Biotecnológica no IPB - Instituto Politécnico de Bragança e realizou o mestrado em Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas Aromáticas e Medicinais na UM - Universidade do Minho. A tese de mestrado teve como base a compilação de uma biblioteca de DNA barcodes de macroalgas vermelhas e castanhas reportadas em Portugal e estudo dos seus perfis fitoquímicos, tendo sido iniciada no seio do Dep. de Biologia da Universidade dos Açores, a partir de onde foram recolhidas amostras vivas e dados para a realização da tese.

Atualmente desempenha a função de coordenador dos projetos relacionados com a apanha e comercialização de algas na empresa seaExpert.

Andrea Zanella
Gestor de Espaço Marítimo

Andrea Zanella, natural de Veneza, formou-se em Gestão do Espaço Marítimo (Erasmus Mundus Master Course em Gestão do Espaço Marítimo) e em Ciências Ambientais, especialização em sistemas marinhos e costeiros (Mestrado na Universidade Ca'Foscari em Veneza). A sua tese de mestrado tem por base o planeamento de uma rede de Áreas Marinhas Protegidas considerando as atividades sócio-económicas no mar de Kattegat e na avaliação da eficácia da gestão na Reserva Natural Marinha de Miramare considerando o esforço de pesca das actividades piscatórias de pequena escala. Participou em projetos de cariz internacional tais como o RevFisk Project, Sargasso-eel Project, IMPAQ Project, SERESTO Project e ADRIPLAN Project.

Atualmente encontra-se a trabalhar com a seaExpert no âmbito do Projeto Europeu ORFISH.

Leonardo Mata
Consultor Departamento Algas

Leonardo Mata, natural de Póvoa de Varzim, licenciado em Biologia Marinha e Pescas, com mestrado em Aquacultura e doutoramento em Biotecnologia Marinha, tem um extenso percurso de investigação em aquacultura de macroalgas, produção de algas e produtos derivados e em biotecnologia marinha e ambiental. O seu interesse esteve sempre ligado à investigação aplicada, com ênfase em produção de biomassa de macroalgas (marinhas e de água doce) para a comercialização de diferentes produtos para várias indústrias (biofiltração de águas residuais, alimentação humana e de animais, cosmética, farmacêutica e bioenergia).

Leonardo tem 29 artigos científicos publicados em revistas internacionais que contam com cerca de 500 citações. Atualmente desempenha a função de consultor do departamento de algas na empresa seaExpert.

Alexandra Sousa
Administrativa

Alexandra Sousa, natural da Horta, licenciou-se em Gerontologia e realizou o mestrado em Gestão de Organizações de Empresas no IPB – Instituto Politécnico de Bragança.

Atualmente encontra-se a desempenhar funções na área de administração e secretariado na seaExpert.

Paulo Miranda
Geógrafo

Paulo Miranda, natural de Oiã, licenciou-se em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Aveiro e é mestre em Ciências das Zonas Costeiras pela mesma instituição. Tem experiência em investigação científica relacionada com as temáticas de dinâmica sedimentar costeira e recursos sedimentares marinhos, das quais resultou a co-publicação de diversos artigos científicos graças à sua contribuição na produção de informação geográfica. Desde 2015, trabalha para o Governo Regional dos Açores em Sistemas de Informação Geográfica.

Atualmente, para além das funções que desempenha na Direção Geral do Território (projeto CrossNature e a nível de harmonização de dados INSPIRE), presta igualmente serviços à seaExpert no projeto "Identificação e compilação de Informação das Zonas de Agregados Costeiros Grosseiros da Região Autónoma dos Açores”, no âmbito do PLASMAR.