Observadores

 

Monitorização

 

Com o acentuado declínio na abundância de recursos marinhos, assim como resultado de algumas políticas de gestão de pesca desajustadas, é cada vez mais crucial para o setor da pesca intensificar a monitorização das operações de exploração destes recursos. Com experiência em diferentes actividades de pesca, a seaExpert reuniu ao longo do seu percurso de vida um conhecimento interno das actividades fundamental para realizar todo o tipo de monitorizações pesqueiras que possam ser exigidas. Cumpre com um serviço profissional quer a nível trabalho de equipa ou independente, dominando as linguagens e operações técnicas de pesca, reproduzindo de acordo com os protocolos e regulamentações específicas todo o tipo de relatórios (pré-operacionais, diários, semanais e finais).

Para além de todo o equipamento de segurança a bordo, o Observador de Monitorização irá, sempre que possível, munido de toda a documentação necessária ao desempenho das suas funções. Esta documentação pode incluir o manual operacional da actividade piscatória a monitorizar, guias de campo e formulários específicos de acordo com a regulamentação em vigor.

 

Perfil do Observador de Monitorização seaExpert

Certificações:

1. Licenciatura, ou grau superior, em Biologia Marinha ou áreas afins;

2. Certificado de aptidão física e psicológica;

 

Qualificações:

1. Experiência de Mar, com preferência por embarques em actividades de pesca;

2. Conhecimentos sobre o meio da pesca e das suas comunidades;

3. Facilidade em compreender legislação e regulamentação específica.

 

O objetivo do Observador será assegurar um bom desempenho da actividade de pesca segundo as normas e regulamentos pré-estabelecidos, cumprindo um papel dissuasor de práticas ilegais ou contra a regulamentação existente. Para que sejam respeitadas as quotas, tamanhos mínimos de capturas, o bycatch, configurações e especificidades dos aparelhos de pesca, entre outros, é fundamental que exista uma excelente familiarização e domínio da legislação em vigor para com a actividade de pesca a ser monitorizada.

Este serviço utiliza Observadores de Pesca para monitorizar actividades de pesca costeira, do largo ou do alto, e não atribui qualquer autoridade ao Observador para impedir ou autuar sobre qualquer ilegalidade efetuada, limitando-se este a descrever e reportar o sucedido, normalmente no final da missão.

O serviço de monitorização pode compreender também a recolha de toda a informação que permita conhecer, em cada momento, a actividade da frota, as condições em que a actividade é realizada e os resultados dessa actividade, tanto em termos qualitativos e quantitativos como económicos ou sociais. Toda a informação recolhida serve de suporte à monitorização das boas práticas da pesca observada.

 

 

Científicos

 

Os Programas de Observação de Pesca são um dos instrumentos mais importantes para a obtenção de informação científica de qualidade, para além de ser uma das actividades chave para a gestão sustentável das pescas em todo o mundo e os dados recolhidos serem de extrema importância para a biologia e ecologia pesqueira. Considerando a vasta e diversa experiência adquirida pela seaExpert ao longo do acompanhamento realizado às actividades pesqueiras, reúnem-se condições para desempenhar um serviço com profissionais habilitados a operar nas mais diversas condições, preparados para a especificidade linguística e operacional das actividades pesqueiras, produzindo simultaneamente relatórios (pré-operacionais, diários, semanais e finais) de acordo com a formatação e regulamentações desejadas.

Para além de todo o equipamento de segurança a bordo, assim como o equipamento indispensável à recolha de dados científicos (ictiómetros, bitolas, disco de sechi, termómetros, entre outros) o Observador Científico irá, sempre que possível, munido de toda a documentação necessária ao desempenho das suas funções. Esta documentação pode incluir o manual operacional da actividade piscatória a monitorizar, guias de campo e formulários específicos de acordo com a regulamentação em vigor.

 

Perfil do Observador Científico seaExpert

Certificações:

1. Licenciatura, ou grau superior, em Biologia Marinha ou áreas afins;

2. Certificado de aptidão física e psicológica;

 

Qualificações:

1. Experiência de Mar, com preferência por embarques em actividades de pesca;

2. Conhecimentos sobre o meio da pesca e das suas comunidades;

3. Domínio das mais diversas técnicas de amostragem para recolha e registo de dados.

 

Quando não é possível obter dados fiáveis em terra, é vital recorrer a outros métodos para o conseguir, como a Observação in situ. Este registo de dados, permite conhecer as zonas e épocas de postura, crescimento, fecundidade, migrações, entre outros, das espécies capturadas, sendo este registo crucial para os tipos de pesca com processamento de capturas (descabeçamento, filetes, etc). Para executar o serviço, são utilizados Observadores de Pesca para recolha de dados científicos das actividades de pesca costeira, do largo ou do alto.

     O registo de dados científicos compreende a recolha de toda a informação que permita conhecer profundamente a biologia e ecologia das espécies capturadas, a actividade de pesca a que são submetidas, amostras biológicas e a determinação de índices específicos para o estudo das relações pesqueiras com o meio ambiente e o ecossistema. Os dados recolhidos permitem assim estimar vários índices que por sua vez indicam o estado de saúde dos stocks de pesca e são fundamentais para o desenvolvimento da biologia pesqueira. Entre os índices mais importantes destaca-se o esforço de pesca, definido pela quantidade de aparelhos de pesca de um determinado tipo utilizados na arte por um período de unidade de tempo, como por exemplo as horas de arrasto por dia, o número de anzois usados por dia ou o número de lances diários. O esforço de pesca permite, por exemplo, determinar o rendimento máximo sustentável (MSY – maximum sustainable yield) ou os custos operacionais da actividade de pesca.

     O objectivo final é a recolha dados de qualidade, de forma coerente e no tempo ideal exigido pelos profissionais do sector, servindo de suporte ao conhecimento e às decisões necessárias para gestão pesqueira.